terça-feira, 22 de novembro de 2016

Seguro automóvel, qual a sua dúvida?

Bom dia amadas e amados,  como vocês já sabem que sou também corretora de seguros e resolvi fazer um post sobre as dúvidas que os clientes mais me perguntam a respeito de seguro auto, vou responder em uma linguagem simples e direta para que todos possam entender.
Tenho um canal no You tube especifico para seguros Lanna, SOS Seguros se inscreva no canal e fiquem bem informado..



1 - O que é Franquia?

R- A franquia do seguro de carro é um valor obrigatório que cobrado para consertar o seu carro. O valor da franquia pode variar e o preço do seguro acompanha essa variação, sempre indico a contratar a franquia reduzida aos meu clientes, afinal acidentes acontecem sem aviso.

2 - Sobre perfil, o que acontece se eu mentir ou omitir informação.

R - Acontece que em caso de sinistro, se a cia desconfiar de algo, abrirá uma sindicância e se ela provar que as informações apresentadas no perfil questionário ela não indenizará seu seguro. Mentir nesse caso pode se tornar crime, pois se você mente no seguro e acontece um acidente, terá que apresentar um BO e é crime mentir no BO.

3 - Meu seguro venceu e meu corretor não me ligou, de quem é a culpa?

R - Na verdade essa é uma responsabilidade que eu chamaria de compartilhada. Se você sabe que seu seguro possui um vencimento, você deve ficara tento e se até 10 dias antes seu corretor não entrar em contato, entre você em contato com ele. Varias coisas podem acontecer. Eu ligo em média 10 dias antes para meu cliente e aviso do vencimento do seguro, algumas cias mandam uma cartinha para casa do segurado avisando que está próximo, mas digamos que o segurado mudou de endereço e não avisou o corretor? Ou mudou de telefone? Ou aconteceu algo com seu corretor? Vai que ele sei lá, morreu? Tudo pode acontecer, então fique atento ao vencimento do seu seguro, é sua responsabilidade também.

3 - Se eu não renovar o seguro com a mesma seguradora eu perco o bônus que ela me deu?

R - Não. O bônus é um benefício dado pela boa conduta do motorista, não tem nenhuma relação com o carro. Ele pode ser transferido para outra seguradora. Só perde bônus em caso de sinistro ou se não renovar o seguro dentro do prazo.
4 - O que é sinistro?
R - Refere-se a qualquer evento em que o bem segurado sofre um acidente ou prejuízo material. Representa a materialização do risco, causadora de perdas financeira para a seguradora.

5 - Não paguei meu seguro e agora?
R - Se você não pagou seu seguro, sinto informar, mas pode estar sem cobertura. O pagamento do  seguro é sempre de responsabilidade do segurado, deve ficar atento ao debito no seu banco ou as datas de vencimento do boleto. Geralmente o boleto vem com 3 datas, a primeira com o valor contratado e as demais com juros e onde você deverá pagar no banco indicado no próprio boleto. Se você ultrapassar essa terceira data no boleto, provavelmente seu seguro estará cancelado e você perdido o valor das parcelas pagas anteriormente. No modo débito automático também ocorre essas 3 tentativas.
6 - Em caso de PT PERDA TOTAL paga franquia?
R - Não, em caso de perda total, roubo e quando se aciona somente para terceiros não há cobrança de franquia. A Franquia só é cobrada em caso de colisão, onde os prejuizos para consertar o carro segurado seja superior ao valor da mesma. Caso os prejuízos sejam abaixo do valor da franquia, o segurado paga do próprio bolso.
7 - Mudei de endereço mas não avisei a seguradora. O que acontece se meu carro for roubado nesse novo endereço?
R - Neste caso você fica sem a cobertura porque para a seguradora é o endereço residencial e o endereço em que o carro fica no período da noite que contam. Isso também se aplica para o caso de você ter contratado o seguro em uma cidade e usá-lo em outra na maior parte do tempo. Se a seguradora não tem essa informação, dependendo do que acontecer ela pode se negar a oferecer essa indenização. Qualquer mudança nos dados que você enviou para a seguradora no momento do contrato, devem ser comunicadas para não perder os benefícios.
8 - O que é levado em consideração na hora de avaliar o preço do meu seguro?
R - Vários fatores, por exemplo, modelo e ano do veículo, sexo, região (CEP), idade, estado civil, histórico do motorista, score do CPF, coberturas contratadas, valor da franquia dentre outros.
9 - Meu carro é antigo e cada vez meu seguro fica mais caro, por que?
R - Principalmente devido a ausência de peças no mercado para reposição, se for um carro importado também aumenta e tem cias que só fazem seguros até 5 anos de fabricação do ano atual.
10 - Por que o seguro é tão caro na faixa etária de 18 a 26 anos?
R- Simplesmente porque leva em consideração a sua experiência no volante e os jovens em muitos casos são mais afoitos no trânsito e causam mais acidentes do que pessoas fora dessa faixa etária. Pessoas com mais de 65 anos também, pois os seus reflexos e visão estão mais reduzidos, uma prova disso é que a CNH que era renovada a cada 5 anos, passa a ser renovada a cada 3 anos.
11 - Seguro para mulher é mais barato?
R - Geralmente sim, em torno de 20% mais em conta, devido ao cuidado e o menor numero de sinistros.
12 - O que é score e no que isso influencia no seguro?
R - Classificar o perfil de risco dos motoristas para estabelecer o preço do seguro do carro através do "score bancário" já é uma prática adotada pelas seguradoras. Essa análise se baseia nos dados bancários do cliente, se ele possui dívidas, quais os valores e como é o seu perfil de crédito no banco, esse score varia de 0 a 10 e isso pode sim explicar o por que o seguro para duas pessoas com perfis parecidos os preços são tão diferentes.
13 - Os seguros cobrem fenômenos da natureza?
R - Depende, existem casos em que a seguradora não tem a obrigação de arcar com os prejuízos, como por exemplo, se o  sinistro ocorrer em uma via a beira mar. O contrato não cobre os danos causados pelo percurso do veículo à beira-mar, pois a questão está prevista no item “riscos excluídos”. Além disso, os trechos localizados à beira-mar são vias não trafegáveis. Com relação aos danos causados pela queda de uma árvore sob o veículo ou alagamento, por exemplo, se o dano atingir o valor da franquia do veículo, o caso se tornará naturalmente indenizável. Porém é preciso se atentar para o que está estipulado no contrato. É importante que, ao fechar o seguro, o contratante leia com atenção o conteúdo do documento para poder utilizar o seguro da melhor maneira possível.



Essas são as dúvidas mais frequentes que sou questionada no dia-a-dia, mas se você tiver alguma dúvida especifica, deixe abaixo nos comentários que eu tentarei responder.
Maiores informações sobre seguros, acesse também o meu canal no You Tube Lanna, SOS seguros. 
Abaixo deixo meu telefone e meu contato de e-mail:
Tel 19 - 99612-7007
Email: lannaseguros@gmail.com 





2 comentários: